As Compras Online em franco crescimento com o Estado de Emergência, a segunda vaga de Covid-19 em Portugal entrou em vigor dia 9 de novembro e, mais uma vez, já modificou o contexto económico.
Durante as duas primeiras semanas de novembro já se registou um decréscimo de 12% nas compras físicas e um crescimento de 32% nas compras online.
Segundo o INE, em 2020, o número de utilizadores do eCommerce teve o maior aumento em 18 anos, afirmando que a pandemia fez «acelerar a utilização mais intensiva da internet». A segunda vaga da pandemia de COVID-19 está a fazer alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, promovendo um forte crescimento do eCommerce.
A SIBS Analytics analisou, desde os meses do verão até outubro de 2020, as vendas físicas, baseando-se em dados de pagamentos da rede Multibanco. Constatou-se que nesses meses tinham vindo a recuperar da primeira vaga da pandemia, com um pico entre julho e setembro, meses onde se registou apenas uma quebra de 4% face a 2019, enquanto em março e abril de 2020 se registou uma quebra de 33%.
Numa análise recente ao mês de novembro, registou-se um novo decréscimo de 12% em relação a 2019. Ainda na análise realizada de 1 a 15 de novembro de 2020, constatou-se que o valor médio das compras foi de 36,2 euros em compras em lojas físicas e de 34,4 euros em eCommerce.
Fonte: SIBS e eCommerce News Portugal
De acordo com o INE, a percentagem de utilizadores de comércio eletrónico registou este ano um aumento de sete pontos percentuais face ao ano anterior. No entanto, Portugal mantém-se abaixo da média da União Europeia no que diz respeito à utilização da internet para fazer compras.
Software inteligente de gestão online
Soluções eCommerce, marcações online, gestão de recursos e espaços, comunicação automática via email, sms ou mensagem de voz, gestão financeira e faturação