Médicos devem notificar todos os casos, apesar de limitações.

SINAVE LABOs médicos e os laboratórios devem notificar todos os casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) apesar das limitações da plataforma, que a Diretora-Geral da Saúde reconheceu não ser ideal.  A MASTERINSOFT  dispõem de uma solução tecnológica que Integra automaticamente com SINAVE LAB.

Durante a conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a Covid-19 em Portugal, ocorrida na quarta-feira, dia 22 de abril, Graça Freitas reconheceu que o sistema que os médicos e laboratórios utilizam para identificar os casos confirmados ou suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, não é ideal, justificando que quando a plataforma foi criada não se previa este fluxo.

«Estamos sempre a tentar melhorar estas plataformas, que foram construídas para situações de carga completamente diferente da que temos agora», explicou, reiterando que, ainda assim todos os médicos e laboratórios são obrigados a notificar o sistema.

SINAVE: informação é necessária para acompanhar a evolução da pandemia

A Diretora-Geral da Saúde aproveitou a conferência de imprensa para justificar o aumento do número de casos suspeitos no boletim epidemiológico do dia 18 de abril, sobre o qual tinha sido questionada na terça-feira, explicando que esse aumento traduziu um apelo da Direção-Geral da Saúde aos laboratórios.

Segundo Graça Freitas, alguns laboratórios não estavam a notificar o sistema de vigilância dos resultados negativos aos testes de diagnóstico e a DGS enviou a todos um pedido para que essa informação fosse atualizada.

«No dia 18 de abril, 80% das notificações que entraram no sistema SINAVE eram laboratoriais e destas 40% tinham uma validação de exame prévia à data que em que foram incluídas. A mais antiga era mesmo de 20 de março», explicou, reforçando que toda esta informação é necessária para acompanhar a evolução da pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma “abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais».

SINAVE

O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um sistema que permite monitorizar a ocorrência de doenças transmissíveis suscetíveis de constituir um risco para a saúde pública, implementar com rapidez e segurança medidas de prevenção e controlo destas doenças e cortar a cadeia de transmissão na comunidade e ocorrência de novos casos de doença e surtos.

Este sistema reforça o compromisso do Estado na proteção da saúde da população, respondendo aos novos desafios que se colocam na vigilância das doenças infeciosas.

O software da MASTERINSOFT integra automaticamente com SINAVE LAB

saude.masterinsoft.com