Quais são as melhores estratégias de negócio de eCommerce para ter sucesso em tempos de crise?
Em termos de incerteza devido à COVID-19, as empresas estão com muitas dificuldades em planear o futuro e em delinear estratégias a curto, médio e longo prazo. Após o pico de encomendas de e-Commerce em plena pandemia de COVID-19 assistimos agora a um momento de abrandamento das compras online ou de um crescimento mais gradual devido ao regresso à “normalidade”. Porém, a ameaça de uma segunda vaga, os problemas sociais e económicos gerados pelo confinamento, a incerteza na criação e lançamento de uma vacina eficaz, entre outras consequências que o COVID-19 trouxe para as nossas vidas, levam a que o mundo dos negócios esteja bastante reticente em investir, arriscar e transformar as dificuldades em oportunidades.
Apesar de todas estas condicionantes, o e-Commerce e a Transformação Digital continuam a ser a resposta para muitas empresas. Por esse motivo é muito importante que as marcas / empresas tenham em consideração que ter uma base estratégica com foco no digital é essencial para “sobreviver” nesta fase e também a chave para o sucesso a médio-longo prazo. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
Nesse sentido, é necessário criar uma presença digital bem estruturada com um website com todas as valências essenciais para vender online. O site é a base de qualquer estratégia digital e deve ser potenciado por estratégias de SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMM (Social Media Marketing). Só assim vai ser possível tirar partido do potencial do digital e implementar as melhores estratégias de e-Commerce para garantir a Transformação Digital da empresa e o sucesso do negócio. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
No fundo, as empresas precisam de passar desde já à ação de forma a estarem preparadas para os desafios desta nova “normalidade”.
Que estratégias de negócio de eCommerceas as empresas devem adotar para se adaptarem nesta fase?
→ Relação de Parceria com os Fornecedores
O surto do COVID-19 trouxe inúmeras dificuldades logísticas às Lojas Online. Com picos de procura de produtos nunca visto, a cadeia logística teve muitas dificuldades em dar resposta – ou por falta de stock dos produtos e/ou mesmo por incapacidade de distribuição dos mesmos. Por esse motivo é muito importante estabelecer parcerias com os fornecedores para que possam unir esforços na previsão de futuros picos de vendas e, em conjunto, delinear estratégias para dar uma resposta mais competente às necessidades dos clientes caso uma situação semelhante se repita.
Outro detalhe estratégico muito importante é as empresas apostarem em ter mais do que um fornecedor de produtos. Estar dependente apenas de um fornecedor pode ter um impacto muito negativo no negócio uma vez que as empresas podem facilmente ficar sem stock e não ter nenhuma alternativa para dar resposta aos seus clientes o que pode ter custos substanciais para a empresa e para a reputação da marca. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
→ Perceber as necessidades atuais dos clientes
A verdade é que a pandemia do COVID-19 alterou radicalmente o nosso quotidiano e, com isso, começaram a surgir novos hábitos. As empresas necessitam de adaptar-se e perceber o que o cliente valoriza nesta fase difícil. Para conhecer melhor o cliente e acompanhar esta fase de transformação é necessário fazer questionários, inquéritos, entrevistas (entre outras estratégias de recolha de insights) e perceber o que realmente preocupa o cliente. Assim, vai ser possível prever alterações de comportamento de compra e as empresas podem adaptar-se mais facilmente às necessidades atuais dos seus clientes. Não nos podemos esquecer que a realidade atual é passar mais tempo em casa e, com isso, as marcas / empresas tiveram que repensar a sua oferta de produtos / serviços, criar novos produtos/serviços e, também, criar novas formas de fazer a entrega dos produtos de forma cómoda, rápida e eficaz aos clientes (Entregas online, Click & Collect, Drive, etc.). O foco é, sem dúvida, o cliente e as empresas mais tradicionais têm de perceber rapidamente que o paradigma já não é ter um negócio business-centric, mas sim customer-centric. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
→ Comunicar com os clientes
As marcas / empresas têm de continuar a comunicar com os clientes e a apresentar as suas propostas de valor. Quem conseguir adaptar-se e apostar nos canais digitais vai estar sempre um passo à frente da concorrência. As estratégias de marketing e comunicação das marcas / empresas têm de passar a dar mais importância ao digital e, naturalmente, a tendência será criar estratégias digitais e comunicá-las nos novos canais: Youtube, Redes Sociais, Plataformas de streamings, entre outros. As estratégias offline vão continuar a existir e o online+offline será sempre uma boa prática. No entanto, é evidente que o “peso” do online vai crescer abruptamente e colocar definitivamente o offline para segundo plano. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
→ Utilizar dados como suporte da estratégia de negócio
A tecnologia permiti-nos ter muito mais informação sobre os nossos clientes, sobre a concorrência, sobre as tendências de mercado e sobre a evolução do comportamento quer do cliente, quer do mercado. As empresas que investem em sistemas avançados de recolha e tratamento de dados estarão sempre em vantagem em relação à concorrência pois baseiam as suas decisões estratégicas em informações factuais que muitas vezes recebem em tempo real – data-driven marketing. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
→ Campanhas, promoções, passatempos e programas de lealdade
A crise económica provocada pela pandemia deixou muitas pessoas em grandes dificuldades financeiras e, por consequência, muitas empresas também com problemas em vender os seus produtos e serviços tornando o negócio pouco rentável ou mesmo insustentável. Por esse motivo, as marcas / empresas foram obrigadas a reinventar-se. Nesse sentido, é necessário apostar em criar estímulos para os clientes que permita retomar as vendas e é aqui que as campanhas, promoções, passatempos e até os programas de lealdade têm um papel decisivo.
Além de potenciar a necessidade de consumo ao cliente, também permitem à marca / empresa se posicionar ao lado do cliente ajudando-o nesta fase difícil permitindo comprar os produtos a um valor mais acessível (exemplo das máscaras e dos produtos de limpeza). Algumas estratégias passam inclusivamente por criar passatempos ou sorteios que permitam ao cliente manter a relação com a marca e, eventualmente, ganhar produtos e/ ou serviços ou descontos nas suas compras (online e offline). Também os programas de lealdade ajudam muito a manter o cliente fiel à marca / empresa. Quanto mais vantagens o cartão de fidelização oferecer ao cliente mais probabilidade existe de reter os clientes e fidelizá-los à marca / empresa.
Em suma, além da clara aposta na Transformação Digital e no foco no e-Commerce, as melhores estratégias para ter sucesso em tempos de crise são, sem dúvida, estar atento às tendências e comportamentos do utilizador, analisar e monitorizar os dados dos clientes, do mercado e da concorrência para conseguir prever e antecipar tendências e, sobretudo, o foco no servir o cliente como fator-chave de sucesso. No fundo, para ultrapassar com sucesso a Pandemia do COVID-19 é necessário ter capacidade de adaptação e resposta aos desafios que a situação atual impõe. Consultoria informática para estratégias de negócio de eCommerce saiba mais…
Fonte: eCommerce Portugal