Prevenir ou proteger um ataque cibernético

Prevenir ou proteger um ataque cibernético.

Um dos riscos cada vez mais frequentes no mundo digital e informático é o dos ciberataques. É cada vez mais comum ver pessoas e empresas afetadas por hackers e cibercriminosos com muito más intenções. Por isso, temos que nos prevenir ou proteger um ataque cibernético.

Embora possa parecer complicado, há sempre maneiras de prevenir ou proteger contra um ataque cibernético. É por isso que aqui lhe falaremos sobre as formas como se pode proteger contra algum tipo de violação ou tentativa de hacking. Desta forma, todas as suas informações serão protegidas e fora do alcance dos malfeitores.

Os tipos mais comuns de ataques cibernéticos

Embora existam muitos tipos de ataques cibernéticos que variam em alcance e tipo de malware utilizado, existem 3 tipos que são os mais frequentes de acordo com um relatório da Google. Aqui, vamos falar-vos mais sobre estas formas de ataques cibernéticos.

  • Ransonware: Este tipo de ataque cibernético foi um dos mais comuns nos últimos tempos. O seu funcionamento é muito simples, é um programa que sequestra o seu computador e lhe pede um pagamento a fim de o libertar. O seu alcance é muito grande, desde pequenas empresas a grandes corporações.
  • Spyware: Conhecido por ser um dos programas maliciosos mais comuns, este tipo de programas maliciosos espiam os utilizadores para obterem toda a sua informação. Embora possa parecer insignificante, uma vez que este programa não danifica ficheiros nem elimina dados, na realidade roubar toda a sua informação sensível, o que pode ser muito perigoso.
  • Phishing: Semelhante ao acima mencionado, este tipo de ataque cibernético centra-se mais no engano. Em vez de roubar a sua informação espionando-o com um programa, aqui é utilizada uma mensagem e uma ligação fraudulenta para roubar os seus dados para aceder à sua conta bancária, por exemplo.

6 maneiras de se proteger contra ataques cibernéticos

1. Não utilizar redes Wi-fi públicas: Uma rede wi-fi aberta tem uma grande desvantagem, estar aberta permite a qualquer utilizador ligar-se. Isto significa que um hacker pode entrar furtivamente na rede e utilizá-la para invadir os dispositivos das pessoas. Se planeia ligar-se a uma rede wi-fi aberta deve saber que os riscos de alguém invadir o seu computador são muitos. Para compensar isto, há muitos mecanismos que pode utilizar, alguns dos quais estão aqui listados, embora idealmente não deva utilizar estas redes.

2. Mantenha o seu sistema operativo atualizado: Outra forma de se proteger de um ataque cibernético é manter o seu computador atualizado. Isto porque, com atualizações, temos também correções que ajudam a cobrir buracos ou falhas de segurança no sistema operativo. Os hackers e cibercriminosos estão em constante evolução à medida que todos os dias você se vê a desenvolver novas formas de comprometer os seus computadores. É por isso que recomendamos que mantenha o seu computador ou telemóvel atualizado para receber as últimas atualizações de segurança e evitar qualquer tipo de ataque.

3. Utilizar um antivírus: Um antivírus é um programa especialmente concebido para manter todos os cibercriminosos e o seu malware à distância. Ter um é muito importante, mesmo que tenha um computador Apple deve usar um, proteger o seu Mac usando antivírus e evitar toda a dor de ver malware a sequestrá-lo. Existem opções para todos no mercado atual, desde antivírus muito baratos ou acessíveis até programas muito mais sofisticados e poderosos. Recomendamos que preste muita atenção ao antivírus que está prestes a adquirir, para que possa tirar o máximo partido do seu potencial.

4. Criar uma palavra-passe para cada plataforma: Muitas pessoas, de modo a poupar tempo, geralmente criam uma palavra-passe para todas as suas plataformas. Ou seja, utilizam a mesma palavra-chave para aceder ao seu computador, para o Facebook, o seu e-mail, a sua conta Google e mesmo para o banco, o que é muito perigoso. Se durante um ataque cibernético conseguirem adivinhar essa palavra-passe, os hackers acederão facilmente a toda a sua informação. É por isso que os especialistas em cibersegurança dizem, entre as recomendações para senhas seguras, que se deve criar uma senha diferente para cada acesso ou conta que se tenha.

5. Usando VPN: A VPN têm uma clara vantagem sobre outros tipos de programas porque o seu método de ligação é um dos melhores que se pode encontrar. É muito simples de explicar, liga-se à VPN e esta liga-se à Internet. Este tipo de ligação com um intermediário cria o que os especialistas chamam de «túnel» ou «escudo». Desta forma, os seus dados não são refletidos na Internet, mas na VPN. Esta é uma grande vantagem, pois a VPN irá protegê-lo, como escudo, de ataques e tentativas de infiltração.

6. Aprender a distinguir sítios potencialmente arriscados: Se receber um e-mail estranho de um remetente desconhecido, com erros ortográficos, uma mensagem alarmante sobre algo relacionado com o seu cartão e um link, em que o mesmo e-mail lhe diz ser uma fraude, então é provavelmente uma fraude. É muito importante aprender a distinguir sites fiáveis de sites não fiáveis, saber que programas são arriscados de instalar, que ficheiros não descarregar ou que ligações não clicar é muito importante. Isto ajudará a reduzir os riscos potenciais de se tornar uma vítima de algum tipo de esquema ou ataque.

É responsável pela sua segurança cibernética

Embora haja cada vez mais regulamentos sobre o assunto e leis para proteger as pessoas, no fim de contas, você é o único responsável pela sua segurança cibernética. Ficará encarregado de manter os hackers afastados do seu computador.

É por isso que deve ser responsável por manter o seu computador atualizado, o seu software antivírus em execução e as suas palavras-passe seguras. Se não se cuidar, ninguém conseguirá impedir um hacker de roubar a sua informação e um vírus de afetar todos os seus ficheiros.

Fonte:ecommerce news

Prevenir ou proteger um ataque cibernético